sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Escada para o céu

Minha primeira impressão de Paris não foi das melhores, ao chegarmos na estação Saint Pancras em Londres com destino a estação Gare du Nord em Paris o oficial responsável pelo controle migratório ao ver nosso passaporte verde já nos chamou de lado e começou a questionar:
- Posso ver sua passagem de volta?
- Na verdade nós iremos de Paris para Roma.
- Posso ver o bilhete do trem?
- Eu tenho este papel aqui que diz o número do vôo, mas não é o bilhete, pois hoje em dia nós compramos pela Internet e só recebemos o ticket na hora.
- Hum, quanto tempo vocês pretendem ficar na França?
- 4 dias senhor.
- Qual o motivo da viagem?
- Terminamos o curso de inglês em Dublin e estou viajando pela Europa, veja está já é minha terceira parada.
Passado este desconforto que ocasionou em fila e muitas pessoas me olhando como se fosse terrorista, fomos até o trem e tivemos uma ótima viagem, particularmente, eu adorei viajar de trem, odeio o clima de aeroporto, pessoas desesperadas correndo e sem contar que não temos muitas paisagens pela janela do avião, coisa totalmente diferente quando o assunto é trem, demora mais, mas você não chega ao destino moído.
Desembarcamos na estação Gare du Nord, e se o metro de Londres era super simples de entender, o de Paris era difícil pelos dois, a estação creio que seja a maior da cidade. Comprar bilhete para ficar quatro dias é complicado, pois a cidade é dividido em áreas e cada área com seu respectivo valor e como turista que acabara de chegar, não sabíamos em que área ficava qual ponto turístico, portanto, pedi ajuda a atendente e está me indicou a forma mais barata, trata-se do bilhete laranja. Após muito ler, finalmente achei o caminho para o hotel que ficaríamos em Paris.
Compramos o pacote de hotéis e hostels pelo site,
www.hostelword.com e lá encontrei a opção “budget hotel” que seria como hotel econômico, e escolhi um quarto sem ter a necessidade de dividi-lo com algum estranho.
Chegamos ao Hotel e a moça que me atendeu (muito grossa por sinal) me falou que o banho era cobrado €2,00, e nos perguntou:
-Vocês vão querer com banho?
-Claro!
Aí fiquei pensando: Será que tem gente que escolhe ficar sem tomar banho? O quarto possuía um cheiro de mofo desgraçado, mas o banheiro era limpinho e o chuveiro é excelente.
Paris possui muito entretenimento, mas não são todas as pessoas que falam inglês, porém não encontrei aqui o mito: “Francês odeia falar inglês” não vi isto, muitos até ficavam feliz pois viam em nós a possibilidade de treinar seu inglês, apesar que treinar inglês comigo é complicado, creio que acabávamos treinando mímicas, apesar que agora acho que engano bem.
Paris é conhecido por sua gastronomia, e a França conhecida pelo vinho, especialmente das regiões de Bordeaux e Borgonha, quando se junta os dois então, é algo fantástico. Barraquinhas vendem crepe na rua como vendem cachorro quente no Brasil e este é muito bom, mas você tem que desencanar da higiene, pois eles pegam no dinheiro e logo em seguida na sua comida sem nenhum problema, alguns cínicos ainda usam luvas, mas fazem a mesma coisa, pegam dinheiro com a luva.
Aqui eu vi algo que nem sabia que existia, uma loja de queijo, esta tem diversos tipos de queijo com sabores e aromas diferentes, e vinhos, muitos rótulos que no Brasil custariam na faixa de R$ 40,00 aqui se encontra por €4,00, reparei que Dublin realmente é mais caro que Paris neste sentido.
A torre Eiffel é linda e enorme, fizemos uns videozinhos para que vocês possam entender, porque é muito complicado explicar o que vi.
Realizei um sonho, creio que, muitas pessoas têm o mesmo, mas quando se está aqui, consegui entender o porque Paris sempre atraiu artistas e inventores, por exemplo: a primeira fotografia tirada na história foi dos telhados de Paris, e esta demorou 8h para sua revelação, Van Gogh passou boa parte de sua vida trabalhando na cidade, pois para ele a cidade o inspirava, o mesmo aconteceu com Monet, que deu a idéia do impressionismo, e foi aqui em Paris que conseguiu levantar vôo em frente uma platéia que homologou sua invenção e também que consagrou Alberto Santos Dumont.
Ouvir o nome Paris, não tem como não me lembrar da minha Vó, ela sempre deixou claro que o sonho dela era vir para cá, foi ela quem me deu meu primeiro livro, e foi também ela que me deu meu primeiro livro bom, “O pequeno príncipe” do autor francês Antoine de Saint Exupéry, assim como foi ela quem me contou diversas histórias relacionadas a França, que me impulsionou à vir pra cá, mas não sei algo me diz que ela está comigo neste momento, pois os filhos devem realizar os sonhos dos pais e ser neto é ser filho duas vezes, não é mesmo?

Um abraço à todos

7 comentários:

Tarsila Krüse disse...

Continue postando porque estamos acompanhando Paulinho! Beijos

Paulo Eduardo disse...

aih que legal!!! ontem eu falei com a clara que estou com saudades de vcs. Manda um abração pra todo mundo aí tá!!!

Carlos disse...

Disse muito bem filho, um dia quem sabe, conhecerei Paris também. Fico feiliz por ter lembrado de minha Mãe, e realmente era o sonho dela, mas ela está em ti também e muito feliz com Deus! Feliz Aniversário! Beijos!

Anônimo disse...

Paulinho, desculpe pelo atraso.....Feliz aniversário....Que Deus te abençoe.

Abração, Mané..........

Paulo Eduardo disse...

Oi Pai, muito obrigado pela ligação ontem, foi muito bom falar com vc. sobre a vó é impressionante como eu me lembro dela a todo o instante.

Oi tio!!! muito obrigado pela lembrança, fico muito feliz com o carinho, estou com muita saudade de vcs. este é meu ultimo mes, mas parece ser o mais longo.

Paulo disse...

Fala paulinho to adorando as aventuras agora cada veiz mas emocionantes....Feliz aniversario tudo de bom pra vc te desejo muita saude paz vc e uma pessoa iluminada td de bom e boa viajem aproveita cada segundo depois me conta....abraçãooooooooooo

Juliana Alves disse...

Adorei a parte das mímicas... E Clarinha, está mandando bem no inglês? Beijos!