sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Acertando as contas

Eu jamais me imaginei dividindo um apartamento com um desconhecido no Brasil, porém aqui é a coisa mais normal. Nós imigrantes só podemos trabalhar 4 horas por dia, ou vinte horas semanais, com isto o máximo que você consegue receber aqui são 800,00 um valor totalmente fora para você alugar um apartamento sozinho, porém o suficiente para conseguir pagar suas contas. Normalmente o salário de um Irlandês é na casa de 2000,00 o que mostra que estamos muito a baixo da média salarial, o que é facilmente entendido, devido a dificuldade do inglês. Outro fator que me chamou muito atenção é a acessibilidade do maquinário e dos softwares, um corel draw aqui custa na faixa de 100,00 muito diferente dos 1200,00 cobrados no Brasil, talvez por isto aqui não haja pirateamento de softwares. Mas tudo bem, cheguei a conclusão que para o Brasil mudar, devemos mudar muita coisa, e não é só papel do presidente, por exemplo a visa (empresa administradora de cartões) no Brasil cobra um taxa de 3,4% por transação, já aqui esta taxa cai para 1,7% o porquê. Realmente eu não sei, mas a diferença é notória.
Com tantas diferenças entre caro e barato, onde um bom carro custa na faixa de 8000,00 (10 meses de trabalho) e um quilo de picanha custa 30,00 (um dia de trabalho) fica um pouco complicado para um brasileiro se balancear aqui, a noção de o que é caro e o que é barato é muito difícil de pegar, para isto vale a pena pesquisar blogs, sites e principalmente conhecer alguém aqui, para te passar os atalhos. Gasto na faixa de 100,00 por semana com alimentação e transporte, porém este valor seria muito maior senão estivesse dividindo o apartamento com mais 5 pessoas.
Durmo em uma cama de casal com um rapaz cabeludo e que tem um certo trauma de chuveiro, eu já tive alguns desentendimentos com ele, pois este possui uma preguiça sem tamanho para lavar a louça ou qualquer afazer doméstico, sem contar no chulé dele, que eventualmente penso que há algo morto na casa. Pago 275,00 por mês para passar por isto, acho que está caro demais perto do que tenho que agüentar. Apesar que tem melhorado muito, esta semana inteira ele tomou banho todos os dias, o tênis dele está proibido de entrar em casa e não isto é mentira, ele não lavou um prato se quer.
Aqui sou uma pessoa diferente, em verdade não tenho oportunidade para expressar minha inteligência até por que ninguém me entende, mas pelo incrível que pareça falar eu até falo bem, o problema é entender. Hoje de manhã meu chefe me olhou e disse:
- Microsoftchevroletburgerking? E eu respondi:
- Claro que tive um ótimo final de semana.
Isto é uma tática que venho usando com freqüência, mas na verdade não faço idéia se ele perguntou sobre meu final de semana, porém sei que é uma pergunta de praxe para um segunda feira de manhã. Aprendo muito mais em meu trabalho que em minha escola, eventualmente eu me pego sonhando em inglês, o que é muito curioso, pois é um outro sistema lingüístico. Uma coisa é certa: Se eu tivesse o inglês fluente eu iria me dar muito bem aqui na Europa.
Mas enquanto isto eu continuo sonhando, semana passada uma frontier da Nissan parou para eu atravessar e eu pensei: -Um dia eu terei uma dessa! Ironia? Não, apenas estou aprendendo a dar mais valor as coisas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caraca mor, as coisas são bem diferentes mesmo, mas isso q é legal, pq se for igual, pra que sair.
Mor, qual é desse chulesento ai?? que sem noção. isso vai acabar eu juro. E não se preocupa o hercules está aqui te esperando. Bjs, t amo. Cla.

Regina disse...

Filho vc está dormindo com este cara porquê?
Por ele ser cabeludo, falta de espaço, frio, ou falta de opção mesmo?
Na verdade eu sei a resposta, este cara é o Téio.rsrsrsrs
Estou torcendo por ti, tudo será superado.
Ah o Ninja veio aqui hoje, perguntou por ti. Ele vai ser professor de inglês até maio, depois volta pra Austrália.
Beijos te amo

Carlos disse...

Filho, é por causa destas coisas que me orgulho cada vez mais de ti, pois vc poderia ter outra vida porém vc está fazendo exatamente igual quando vc começou a trabalhar como boy! Tome cuidado para não sonhar c/ a Clara e abraçar o cabeludo no meio da noite porém se não suportar, alugue um outro AP sozinho que a gente segura as pontas.
Te amo, e peço todo dia que os anjos te protejam.