terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sorvete Italiano

Está história aconteceu em minha viagem para a Itália.
Quando fui para a Itália, em meados de 2007, o meu primo estava acabando de acertar sua transferência para o Torino, então como já estava do outro lado do oceano, resolvi checar a cidade que ele iria morar. Foi difícil, mas consegui convencer a Elisandra e o Gilbert a darem uma passadinha em Turin, no norte da Itália.
A Itália é um país maravilhoso, muito hospitaleiro, porém com o típico jeitinho italiano desta forma o país fica muito parecido com o nosso, em geral comesse muito bem nesta região, mas esta possui um horário, um pouco diferente do nosso. As lojas pelo que percebi no dia em que fui, abre apenas as 15h na segunda feira, isto faz o centro da cidade ficar vazio, neste dia, mas nos outros dias os horários são normais. Talvez meu primo possa ajudar sobre esta questão em algum comentário.
O culto pelo italianos ao futebol e ao automobilismo, é notório, a febre entre a velha senhora e o Torino, deixa a cidade com um aspécto mais de Buenos Aires que de Europa, em certas partes, as mulheres são lindas, e segundo minhas acompanhantes mulheres os homens também. Mas também né, tendo eu como base de comparação, qualquer um, fica bonito. Mas vamos ao que interessa.
Quem já ouviu falar do “sorvete italiano?
Pois é, estavamos, Gilbert, Elisandra, Clara e eu, vagando pelas ruas italianas, quando avisto uma sorveteria. Ainda me lembro do nome: Tutti Gellato (acho que é assim que se escreve).
Olhei a vitrine inteira, e como brasileiro, não iria pagar o mico de pedir um pouquinho para experimentar. Não, brasileiro paga outro tipo de mico.
Vi uma cor fantástica, era lilás, bem clarinho, tipo a cor de um anoitecer, algo magico, o nome?
Viola, (lê-se viôla, e não vióla, tipo o instrumento)
Não exitei:
-Eu quero este.
A Clara também namorou a vitrine toda, muito bem decorada e escolheu de “Nutella”, a minha prima, foi um pouco mais conservadora e pediu o “Creme” e o Giby o tradicional “Chocolate”.
Recebi meu sorvete, e senti o seu perfume, este tinha cheiro de lavanda, dos alpes franceses, um cheiro de perfume maravilhoso, mas quando senti seu gosto.
-Caraca!!! Isto aqui tem gosto de perfume também.
-Moça do que é este sorvete? Rexona?
O fato que o sorvete era tão cheiroso, que eu estava quase passando de baixo do braço, e o sabor também era similar a uma lambida no suvaco. O coisa ruim.
Passado dois minutos e a clara recebe o sorvete dela:
-Nossa mor, acho que o meu está estragado.
-Imagina, Nutella, não tem erro.
-Mor o meu está com gosto de remédio.
Nossa na hora que eu provei o sorvete dela, me lembrei da minha infância, quando dona Regina, me empurrava guela a baixo 34 gotinhas de Novalgina, era definitivamente um sorvete fabricado pela Bayer, Pfizer, mas nunca pela Kibon.
-Mor, veja pelo lado bom. Ao menos você não terá febre.
Um instante depois e vejo a Li olhando para o lado e perguntando:
-Du, o seu sorvete está bom? (não sou eu, é forma carinhosa de chamar você, só que em Alemão, e eles se tratam assim)
-Du, o meu é de chocolate. Sempre está bom.
-Du, o meu está com gosto de ovo.
Caramba, eu não podia perder esta. Provei o dela, e realmente, se você estiver desanimado, precisando de uma gemada, tome o sorvete de creme. Era um gosto de ovo, do começo ao fim, ovo cru ainda por cima.
Resumindo, nunca, peça algo que você não provou, ou não conheçe o gosto, você pode acabar sentindo gosto de suvaco, de novalgina ou de gemada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, tem alguma burocracia aih na irlanda? quero dizer com documentos?

Anônimo disse...

Pois é, sabe que me lembrei lendo essa história, no dia que meu pai estava conversando com vc a respeito de fabricação de sorvete, acho que ele se daria bem na Itália, o q acha?

Bjocasss

Amiga Sú

Anônimo disse...

nao, aqui eles gostam de sorvetes extravagantes, tipo, xarope, dimetap, aspirina, axe, rexona, gillete, mas quem sabe neh.

Unknown disse...

Hahahah essa história é realmente engraçada, pior q na hora a gente ficou meio "P" da vida, poxa a gente chega na cidade, tuuuudo fechado, morrendo de fome, ate que estava calor e um sorvetinho cariria muito bem...mas a gente não esperava por aquilo!!! blarg o sorvete era realmente horrivel!!! Mas o que salvou aquele dia no quesito degustação foi o bom e velho Mc Donald's, por incrível que pareça.

Geise. disse...

Tiooo Poollllll!
Acho q desta vez meu comentário fooi!
Huaihaiuhaiahiuahiu

Caramba, é incrível... esta história do sorvete eu já tinha ouvido, mas quando li parecia que era ooutra história e eu dei mta risadaaaa!

Bjããoooo Geeeeeeeeee

Anônimo disse...

E ae Pool!
Caraca lembrei direitinho da gente no aeroporto voce me contanto essa história, muito boa mesmo.
Saudades Brother!

Anônimo disse...

a clara ,outro dia tava contando esta história...rs.....realmente mto engraçada!!!!
Outro dia lembrei de vc ,estava em brasilia , fui comer uma pizza e pedi ketchup,quando um paulistano q estava do lado ,começou a brigar comigo pq não se come ketchup c pizza....rs...lembrei de vc!!!!
saudades......bjus

Anônimo disse...

Poxa pessoal brigadao pelos comentario, tem mais viu!!! Amanda, aqui com relacao a documentos vc deve primeiro de tudo abrir um conta, em um banco proximo da sua escola (que jah deve estar com isto resolvido do brasil), depois tirar o visto para a imigracao, com no minimo 1000 euros no extrato, que chama-se statment, e depois tirar o pps number, uma especie de cpf daqui.
Leco tambem estou com saudades de vc, velho. Aqui eh muito legal, mas as vezes esqueco que nao estou no brasil. me sinto em casa, os irlandeses, sao muito acolhedores, e nao tem preconceito com brasileiro. E lourena, soh se poe ketchup na pizza para disfarcar o gosto, sendo assim, apenas no rio de janeiro. Um hiper beijo pra vc.

Unknown disse...

Grande Paulinho!!!!
Nosso tricolor tomou um chocolate dos porquinhos (4 x 1), tudo bem que foram 3 penaltis, mas nosso time esta uma m....rs....
Cara, você faz falta por aqui, mas tenho certeza que logo estará de volta, no máximo em 10 anos quero você de volta heim...rs..brincadeirinha, volte logo meu brother.
Um forte abraço e aguarde o demo do sistema, estou te mandando as telas ainda hoje.
Para qual e-mail devo mandar?

Lucas disse...

Caracas Pool, escolheram voces para sacanear entao... Uma coisa eh fato.. Segunda feira o comercio abre apenas na parte da tarde. Por volta das 14 ou 15 hs mesmo.. Quanto ao sorvete fiquei muito surpreso. Pq italia é referencia mundial no sorvete. Aqui no Brasil todos os sorvetes que trabalhamos tem como base o (gelato) italiano e as principais convencoes mundiais sobre sorvete sao feitas la... Em 8 anos na velha bota nao me lembro de ter provado algum sorvete assim ruim.. E com ctza o melhor sorvete da minha vida experimentei la... Em Turim por sinal.. Uma sorveteria (franquia) chamada groom... Peca pelo sorvete de caramelo... Sensacional.
Nao me lembro bem em seu retorno a Italia quando eu ja estava por la, se vc chegou a provar outro sorvete la e mudou esse conceito... Espero que sim. Pois o sorvete de la é muito bom. Mas valeu pela experiencia e bom pra contar historia e dar algumas risadas rs.