quarta-feira, 2 de abril de 2008

De volta ao rio Lifey

Chegando ao aeroporto tive certa dificuldade para entrar na terra cinza, o moço da imigração não parava de me fazer perguntas sobre de onde eu vinha e assim por diante, checou até mesmo com a imigração se realmente constava meu registro. Após passado uns dez minutos no guichê, consegui entrar.
O mais revoltante e o pessoal “ramelento” que existe em outras nações e entram sem problema, aliás, sem dúvida alguma o lugar mais temível da Irlanda é o escritório de imigração, uma sala enorme com mais ou menos 300 cadeiras de espera e claro, pelo tamanho da fila de espera você tem uma noção de quanto tempo demorará na fila, se tiver água então, ferrou, certamente você ficará lá o dia todo. Ainda me lembro quando cheguei para tirar meu visto, precisava do statment (extrato bancário), porém este deveria ser enviado por correio, neste extrato deveria contar no mínimo o saldo de €1000,00 e eu retirei minha senha, 173, era meu numero, e abaixo dizia: Existem apenas 116 pessoas na sua frente. Sentei e fiquei aguardando alguém chamar meu número. Um povo estranho, eles peidam sem a menor cerimônia, como se fosse algo normal cagar na fila, comer meleca também me parece um hábito natural de diversos países cuja não citarei nome, para não ter problemas com consulados. E ali bem no canto, você avista outro compatriota, é muito fácil reconhecer brasileiro, em geral eles andam diferente, tem uma mistura meio parecida com os espanhóis ou italianos, mas neste local é mais fácil ainda, apenas aviste quem não está comendo meleca. Este é brasileiro!
Peguei o ônibus e após determinado tempo cheguei no Spire, (tipo um poste gigante que tem no meio da cidade, que só serve de ponte de encontro) encontrei meu amigo Sindíco, que me dera uma ótima notícia, achara trabalho, um trabalhinho bem modesto é verdade, mas ainda sim já é um dinheiro que entra na sua conta. Com € 500,00 por mês não dá pra se manter aqui, porem ao menos dá pra pagar as próprias contas e a partir de agora será com estes quinhentinhos, que ele deverá se manter. Mas o bicho não é mole não, mesmo com emprego, ele continua procurando outro que receba melhor e que não seja tão sacrificante, por falar em sacrificante.
Bem para quem não sabe eu terei uma companheira de aventuras muito em breve, a Clara minha namorada irá vir pra cá, estou acostumado a dar tudo do bom e do melhor à ela no Brasil, porem aqui mal tenho dinheiro pra me manter, quem dirá manter a duas pessoas, com meu salário de €800,00 (mais ou menos uns R$ 600,00 pela realidade do país) não vai dar. Com este pensamento na cabeça entrei no escritório de minha chefe e pedi para que me deixasse trabalhar full-time, por exemplo ao invés de eu receber €10,00 por hora começar a receber €20,00 e eu trabalhar para ela full-time em troca disto. Tenho a prática de rezar todas as noites e como espero que já tenham reparado neste blog, eu dificilmente rezo para mim, mas desta vez eu rezei. Pedi para que Deus me ajudasse e que ela visse que eu trabalho direito e tenho domínio sobre minha profissão e decidisse ficar comigo pelo período integral. Demorou dois dias, (sábado e domingo) mas Ele atendeu minhas preces, porem de maneira diferente, recebi uma carta dizendo que sou um ótimo profissional e etc, por causa disto eles resolveram me dar um aumento, porem não poderei trabalhar full-time, mas já conseguirei pagar meu aluguel, da nova casa. Pois afinal agora eu moro na zona sul, do outro lado do rio Lifey, uma casinha apertadinha, com apenas um quarto, mas pra mim, é muito grande, porque é do tamanho da minha felicidade. Se estou feliz? Você não tem idéia reparei que mesmo aqui na Irlanda, sem o reflexo de ninguém, eu ainda sou o bom e velho Paulo, Pool, Paulinho, Kaká e assim vai, pois não importa o nome, sou eu mesmo sempre.


Envie seu comentário pessoal para paulo.e.lopes@globo.com
Este foi um comentário muito bem humorado e muito inteligente que recebi, mas só posto as que forem autorizadas ok!


Olá Paulo,Estava fazendo um trabalho para faculdade e por acaso descobri seuBlog, o que me chamou a atenção foi o Seu nome: Paulo Lopes nome deradialista da AM aqui de SP... lembro que qdo era criança minha mãeouvia um programa que chamava "Programa do Paulo Lopes", eu nem sei seexiste ainda, mas foi isto que me fez entrar no seu blog...Comecei a ler e fui me envolvendo nas histórias, muito boas por sinal.Algumas me fizeram gargalhar, outras me interessar pelo assunto,tiveram ainda, as que me arremeteram a minha infância, a formaçãooriginal da minha familia...Adorei a forma que você escreve, que você se expressa. Lendo seustextos, até parece que já te conheço. É interessante isto, rsrsrs émuito engraçado... (Você já assistiu o Auto da Compadecida?, então:tem uns trechos no qual o Chicó conta as histórias dele, e semprequando ele conta aparece uma representação bem tosca da história namente dele... rsrsrs, então, comigo é igual...rsrsrs)Sou coordenadora administrativa numa escola de inglês para executivos,estes cursos rápidos de 12 meses. Não sou muito fã de inglês, soupeguiçosa, impaciente, mas se você fala inglês realmente você sai nafrente.Gostei tanto das suas histórias que comecei a divulgar seu blog paraos amigos e alunos. Gostaria de colocar algumas das suas histórias nomural aqui da escola, tipo crônicas, saca?Posso?Um abraço, e um beijo. Que a força esteja com você!Tatiane A Almeida***Ps: Sobre Paulo Lopes, radialista: Lembro como se fosse hoje, minhamãe ouvia Paulo Barbosa, Paulo Lopes e depois Paulinho Boa Pessoa,era uma overdose de Paulos, será que para ser radialista dafrequência AM tinha que se chamar Paulo?Quando eu era criança achava isto, da mesma maneira que achava que erasempre a última da chamada na escola, porque minha mãe insistia em irrenovar a matricula do meu irmão antes de renovar a minha (meu irmãoCleber era sempre o numero 3 ou 4 e eu Tatiane era sempre o número 40ou 42). Coisa de Criança, mas fiquei com complexo até entender comofuncionava este mecanismo

4 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, quais são as principais diferenças entre os dois países?

Unknown disse...

Amor...eu to indo, é pra valer....logo logo estarei ai...curtindo tudo com vc, nessa casa enorme (rss) te amo muito e até sabado.

Paulo Eduardo disse...

Olha eu nao entendi direito, é sobre a suica x irlanda, ou sobre o brasil x irlanda?

Um abraço

Paulo Eduardo disse...

E clara, se vc reclama que eu nunca respondo seus comentários, vc precisa ler o proximo texto.