quinta-feira, 10 de abril de 2008

A língua do Corpo

Antigamente o que mais tinha dificuldade, era quando falavam comigo. Eu não entendia, e ficava em minha mente imaginando o que a outra pessoa havia perguntado, desta forma formulava uma idéia e assim seguia. Porém agora eu já consigo entender uma boa porcentagem de cada frase, e o problema maior passa a ser a formulação de uma frase para a resposta adequada.
Vejo nitidamente este problema com a Clara, fico me sentindo mal, por fazer ela se virar, mas creio que assim seja a melhor maneira de aprender o idioma. O sentimento de superação torna-se freqüente, e a ansiedade, o desejo de aprender de uma vez começa e te sufocar. De fato acredito que exista uma espécie de “Click” ou algo do gênero, nele você começa a entender melhor a língua, porém em quanto isto não ocorre, nós desenvolvemos uma habilidade muito maior que entender “línguas” nós passamos a entender “pessoas”. Prestamos atenção em cada movimento, em cada detalhe, mesmo que subconsciente e assim aprendemos a nos comunicar.
Estava sentado, ao lado de meu fiel escudeiro Síndico, quando o Liverpool empata a partida da Premier League contra o Arsenal, nós comemoramos muito pois o Liverpool é o time que escolhemos para torcer, uma vez que os irlandeses torcem para times ingleses e todo mundo em meu trabalho torce para o time dos Beatles, resolvi aderir a moda. Quando avistamos a primeira bonita cena do dia. Esta largou sua mochilinha e correu muito furando filas e desviando dos grandes obstáculos que apareciam em sua frente e pulou, abraçou com muito carinho, um rapaz que provavelmente seria seu pai. Vendo o brilho em meus olhos, meu amigo me diz:
-Calma, ela já está chegando.
Fiquei exatamente 15 minutos em pé a frente do monitor que avisa a chegada dos vôos, para agregar mais uma palavra a meu vocabulário em inglês, uma que na verdade eu deveria saber, mas não gostaria de aprendê-la desta forma, pois sempre que ouvir irei lembrar de seu real significado. “DELAYED” Que quer dizer, você terá que esperar mais um pouco, mas duas horas, pra ser mais exato. Não deu tempo nem de eu ficar triste logo o monitor mudou novamente e agora em apenas trinta minutos estaria em solo. Tomo um café, assisto mais um pouco da partida e eis que surge uma palavra linda em inglês, “Landed” que quer dizer: Pronto, agora sim! Alguns minutos de tensão e vi uma garotinha, baixinha, saindo com um monte de mala e de blusinha. Só podia ser ela, demos um abraço, talvez o mais bonito que já demos, forte e sem os populares “tapinhas”. Nesta ouvi apenas uma frase de meu amigo:
-Nossa eu estou emocionado.
Esta noite minha namorada me fez uma pergunta muito legal, enquanto voltávamos da escola.
-Du, você fazia todo este caminho sem ninguém pra conversar, toda a noite?
-Na verdade não, Deus é um bom companheiro, mas prefiro quando estamos nós três.

9 comentários:

Paulo disse...

Nossa....!!fiko muito feliz por vcs 2...esta sensção e muito boa...de toda akela anciedade acaba e um abraço....fiko imaginando aki...se eu no curso de ingles ja fiko meio perdido imagino o qnt fik dificil para aprender ai...aonde tem q se virar d qualquer geito...
Bom descupa ai pelos erros de portugues normal sabe so sei escreve oq ta escrito ( igual na Hotstamping)
abração para vcs dois...to acompanhando vamu escreve mais hein!!!

Paulo Eduardo disse...

Poxa Bolinho, eh verdade, sobre o portugues, se vc prestar mais atencao na Hotstamping, vc vai aprender mais. rs (e quem sou eu pra falar de erros de portugues, encontrei diversos erros em meus textos.

Unknown disse...

Não esquenta com os erros paulo. É, já faz 4 meses já. Sempre estou lendo os seus post. Quando você voltar para o Rio me avisa. Abç e se cuida.

Anônimo disse...

Oiiiii,puxa que emoção no aeroporto, fiquei feliz com a ida da Clara, com alguém que te ama perto dá p/ segurar melhor a onda. Bjocasss
Saudades!!!!!!!!!!

Paulo Eduardo disse...

Eh vcs tem razao. Fabricio, quando voltar eh claro que te aviso, ateh porque irei colocar um post no blog. E realmente foi muito emocionante pra mim. Um beijao
Pool

Unknown disse...

Ola pessoas, entao, e realmente complicado se comunicar, a gente sempre acha q sabe as coisas, mas a verdade, é q nao sabemos nada, todo dia a gente aprende algo novo.

No meu caso aqui, aprendo um monte de coisa. Hoje fiquei feliz, pq em uma conversinha rapida com Edu, consegui falar corretamente o tempo da frase (no passado) e fazer pergunta corretamente em ingles, e nao traduzida do portugues. Eu so consigo falar no infinitivo rss tipo índio sabe..."mim fazendo!" credo, quero muito melhorar meu ingles, eu sempre gostei da lingua, quando tive a primeira oportunidade de ter contato com ela, foi umas das melhores coisas que fiz, faz bastante tempo, la em 2002, eu adoraaava ir pro curso na hora do almoço e aquelas 2 horas e meia eram sempre as melhores do meu dia, mas infelismente esqueci bastante coisa que aprendi la.

Mas aqui estou eu, realizando um sonho q jamais achei q conseguiria realizar, e quero muito mesmo aprender, esse é o meu objetivo mor! Na escola ta dificil, mas fico feliz de entender 60% da aula (as vezes menos).
bjs a todos e to com saudades.

Unknown disse...

Que lindo!

Olha,

Erros de português e de concordância todos nós cometemos... É possível diminuir lendo várias vezes antes de passarmos para frente, mas eliminar todos é difícil...

Coloquei seus primeiros textos no mural da escola. O pessoal está adorando...
Corrigi alguns errinhos, mas também não sou nenhuma ”expert” no português, o que importa é o que o texto passa. Para o pessoal que lê e se atenta aos erros de escrita, coloquei um aviso... rsrsrs

Um abraço e um beijo. Que a força esteja com você e com a Clara, se cuidem!

Paulo Eduardo disse...

Poxa Tatiane, valeu, bom meus principais erros do nosso idioma sao de concordancia e de pontuacao, mas estou tentando minimizar. Um beijao a todos.

Unknown disse...

Fico feliz em saber q a Clara está do seu lado, assim ambos ajudam um ao outro.
Se precisar de algo mande sinal de fumaça ou qualquer coisa, q daremos um jeito de ajudar vcs ehehehe.
Abç a todos e boa sorte para vcs ae Paulo.