segunda-feira, 24 de março de 2008

Brasil com Z




Na Suíça o principal índice de mortalidade é o suicídio, bom mas o que esperar de um país que não se pode tomar banho depois das dez para não fazer barulho, que não se pode dar a famosa fungadinha quando se está gripado, um país lindo, mas solitário. As vezes dá pra entender, mas este mesmo ato considerado o problema da Suíça o faz ser diferente, não vejo aqui carro com mais de 4 anos de uso, com disse algumas vezes, um país que os pobres possuem Mercedes, e os ricos Rolls-Royce.
O clima é maravilhoso, embora mais frio que a Irlanda, esta possue neve pela manhã e sol no finalzinho da tarde, iluminando as montanhas cobertas por neve. A impressão que tenho, é que após presentiarmos com neve caindo suavemente no chão Deus quis nos mostrar como ficou.
Não vejo vida na cidade, ninguém fala com ninguém. Quando vejo uma baladinha ou algo mais agitado, pode apostar que tem brasileiro na festa. Por falar em brasileiros, no começo do blog me referi que jamais vira um casal que seja o homem brasileiro e a mulher européia, pois bem, ainda nao conheci nenhum, mas agora jah entendo o porquê. Eu reconheço uma brasileira de longe, e as gringas não me chamam a atenção mesmo. Meus amigos que ficam com gringas aqui estão mais interessados em passaporte europeu que necessariamente construir uma familia. Desta forma creio que os brasileiros em uma maneira geral prefiram casar com brasileiras.
Entre várias coisas que percebi na Europa, o medo de guerras é algo diário, o trauma é muito grande, a maioria das casas na Suíça possuem um compartimento anti-guerra, com uma porta de escotilha e paredes bem grossas, é bem verdade que esta é usada como adega na maioria das vezes, meu primo possui mais ou menos 200 rótulos de vinho neste local, sendo nove brasileiros por incrível que pareça nosso vinho já está começando a fazer sucesso no velho continente.
Eu fico intrigado sempre que venho aqui, tantas línguas, tanta diferença cultural e mesmo assim o país mantém uma harmonia, que é bem verdade está com os dias contados, como a Suíça não faz parte da União Européia eventualmente ela tem que abrir mão de determinadas regras, agora estão abringo a fronteira e o índice de assalto quadriplicou no período de três anos. Assim como na Irlanda a maioria do pessoal que vejo pedindo dinheiro aqui é romeno, e assim deixo minha crítica contra o governo da União Européia. Sei que meu povo não é flor-que-se-cheire, mas nunca vi brasileiro mendigando na Europa, então pra quê barrar um povo que em geral vem pra Europa para estudar? Será que o intuito realmente é de conter a imigração? Ou apenas evitar que nosso país se desenvolva? A imigração a países da potência européia não se dá por povos de outras regiões, pois eles já fazem parte da União Européia, como a Romenia, a Polônia e tantos outros do leste europeu. Critico demais meu país, poís só critico quando vejo esperança, inúmeras empresas brasileiras são mundialmente conhecidas, como a Ambev, a Vale, a Petrobras, e você conheçe alguma empresa polonesa ou romena, que ao menos se compare com as que citei acima?
Sou brasileiro, e give up (desistir) não faz parte do meu vocabulário.

11 comentários:

Unknown disse...

Your texts are so great!!! Congratulations!!!!!!
A Big Hug!!!!!

Paulo Eduardo disse...

Muito obrigado Lourena, mas vc tem que ver como de forma indireta rola uma discriminacaozinha mesmo.

Anônimo disse...

Fala aí Paulinho, tudo "blue" Como é esse pais? E as irlandesas, dá pra dar um "Craw". Aqui na terra tão jogando futebol, tem muito samba muito choro e rock and roll e a coisa não tá preta não!! Escreva-me robertogirotto@yahoo.com.br. Seu pai me passou o bloq e a Regina me deu o seu numero de fone e na semana santa até tentei te ligar mas não atendeu. Espero que esteja tudo bem. mande noticias

Anônimo disse...

Oii não tenho deixado comentários
pq fico com saudades, mas mesmo assim tô aqui. Bjocasss
da amiga Vá.

Anônimo disse...

Olá Girotto, tudo bem?

Estou escrevendo em defesa da minha nora, referente ao comentario acima. O paulinho nao está dando nenhum creu (rss), bom, pelo menos por enquanto, minha nora está indo pra lá ficar com ele.

Brincadeiras a parte, obrigada pela amizade, e carinho com os meus filhos.

Abç.
Regina.

Paulo Eduardo disse...

Nossa como eu estou importante. Mas que coisa vcs vao ficar discutindo minha sexualidade ou vao falar sobre o que acharam do texto?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo disse...

Bom...fala ai Pool
eu venho a um tempo lendo suas postagens mais siceramente não me resta tempo para escrever hj consegui escrever....to gostando muito das historia..e uma cultura muito diferente da nossa.
Eu tenho um ponto de vista vc tem outro e cada assim tem um ponto de vista...muita coisa que acontece no brasil é por causa da falta de honestidade, ja viu o tamanho do brasil as riquezas do brasil e o brasil ainda esta se desenvolvendo...
realmente a Honestidade esta em falta neste pais...(não estou generalizando tambem nao ou ser ignorante)
E isso abração...
vou ver se começo a escrever mais abração...do BOLINHO

Paulo Eduardo disse...

Opa bolinho eu tb vejo que o problema do brasil eh a honestidade, pra que levar multa quando subornar o policial eh mais barato. Como diz o capitao nascimento: O sistema nao trabalha para a sociedade, o sistema trabalha para o sistema.

Anônimo disse...

De acordo,
nao somente na Suiça ou Irlanda,mais acredito q esta seje uma visao Europeia em relacao ao nosso pais,querendo ou nao,os brasleiros dao motivos para isso acontecer...
Aquele brasileiro bonzinhu,q vem pra ca e estuda,tem o seu ciclo de amigos,e basta ngm mais conhece ele,ja aquele q vem e faz as grandes merdas,sai nas paginas de jornais e ai todos sabem quem é o individuo,mesmo ele tendo dupla cidadania,no jornal saira com certeza,"O BRASILEIRO"...
Uma grande parte das mulheres brasileiras q vem a europa sao para se prostituir,acredito q este seje um fato pesante para descrever esta crise nos aeroportos,brasileiros q sao barrados na entrada da europa.
Este fim de semana fui em um barzinhu - baladinha brasileiro q tem aki em turin,certo q o ambiente tem mta garota de programa (brasileiras).e os italianos,generalizam,acham q sao todas,passou uma mulher e 1 deles meteu lhe a mao na bunda dela,ela virou e foi tirar satisfacao,quase deu uma confusao,ai o italiano saiu do ambiente pq quase foi espancado pela grande populacao brasileira q frequenta a casa...
Infelizmente temos q conviver com isto...
Mas acredito q mto proximo,nòs vamos mudar esta visao deles.
Tudo isso q escrevi é uq penso...
abracos...
saudades meu irmaozinhu e logo logo vamos nos ver

Paulo Eduardo disse...

poxa lucas eh legal isto que vc colocou. Dah uma imagem mais ampla de como eh visto nosso pais no exterior. Tenho uma solucao. Vamos acabar com as garotas de programa, antes que elas acabem conosco. Eu vejo muita coisa aqui e tenho vergonha que determinados brasileiros sejam realmente nascidos em meu pais.