domingo, 9 de março de 2008

A missa

A Irlanda é um país retratado pela divisão entre as religiões, tanto que o famoso IRA (Irish Replubican Army) lutou muito tempo, e a entrega das armas, só foi dado em 2005. O objetivo deste era separar a Irlanda do Norte do o Reino Unido e a igualdade entre as religiões católicas e protestantes, como os católicos na Irlanda do Norte eram minoria, eles eram sufocados pela supremacia britânica, que não os deixavam ter voz, em nenhuma sessão política.
Portanto, ir à missa em um local como este, que desde sua história entre os celtas, até suas recentes revoltas de etnias é maravilhoso. Em geral a população é católica, em dias de corpus crist, é natural encontrar pessoas com marcas pretas na testa, sendo uma espécie de benção. Porém os jovens, aqui na Irlanda não se ligam muito no assunto, talvez seja um trauma pós-guerra, mas as pessoas que se mantêm católicos demonstram uma fé, inabalada. Isto emociona, da esperança, algo como: Não estamos sozinhos aqui.
Fui à missa às 18h30 minutos, uma cerimônia muito rápida, porém muito linda. O canto de entrada é aberto por um quarteto, sendo 3 vozes e um violão. Nunca vi nada parecido, todos os componentes deviam ser profissionais, ao cantar, era comum sentir uma emoção maior em determinada frase, a impressão que tive é que eles devem se esforçar muito, afinal de contas, estão cantando para Deus!
As vozes em som épico se misturam talvez com a saudade e a incerteza de não me dar bem aqui. De repente eu fecho os olhos e a música se torna trilha sonora do pequeno filme que passa em minha cabeça, retratando toda a dificuldade que encontro aqui. E todo este pensamento me leva á um só.
Estou sendo egoísta! Tenho emprego, ganho relativamente bem, não me falta nada. E eu ainda choro por mim? Fico me achando mesquinho, o Síndico, uma pessoa fantástica que conheci aqui, não fala inglês como eu, e em verdade 60% de minhas orações são para isto: Que ele arrume um emprego, pois se não conseguir, terá que abortar seu maior sonho.
Aqui na Irlanda, você é o que você é! Quer queira, quer não no Brasil eu sou um reflexo de meus pais, ambos muito bem conceituados no mercado, e me deram oportunidade para mostrar meu valor, mas será que se eu não tivesse eles, eu conseguiria uma oportunidade? Conseguiria ir a um restaurante chique e pedir um vinho? E é isto que estou me provando agora, aqui se eu comer ou não no fim do dia só depende de mim, até minha roupa se está limpa ou suja, amarrotada ou passada, eu que levo a culpa.
Meus amigos de casa estão acordando pra cuspir e quanto eles ainda desenvolvem esta habilidade vejo um deles madrugar, para entregar jornal, ele mora no Morumbi em São Paulo, e realmente não precisava disto, mas ele resolveu olhar a árvore de Natal por baixo, arregaçou as mangas e foi à luta. Já o Síndico acorda junto comigo toda a manhã, pega sua pasta, decora frases em inglês, como: -Can I let my CV? E vai a luta, com a cara e a coragem procurando um emprego de limpeza ou qualquer área que não precise se relacionar com o público. Torço muito por ele, e tenho certeza que conseguirá um ótimo emprego em breve, afinal de contas não são todas as pessoas que distribuem na faixa de 20 currículos por dia, e mais hora ou menos hora eles irão ver, brilho nos olhos e o chamarão!
Ainda de olhos fechados imagino minha família toda reunida em um churrasco, e uma menininha de dois aninhos, vindo falar comigo. Eu particularmente não gosto de apertar, morder ou mexer com a criança, eu gosto de aprender com ela, imagino seu jeitinho, sua voz e seus passinhos desengonçados, não sei se ela vai se lembrar de mim, mas certamente eu me lembro dela. De uma menina que se descobriu mãe, e agora deverá seguir seu caminho, passando por cima de brigas idiotas e sem sentidos e se esforçando para manter acesa a luz que não se apaga, ou pelo menos não deveria. De um garoto que se vê responsável por uma empresa de 32 amigos e não funcionários, porque jamais os tive, e este deve manter a cabeça em ordem, não discutir e fazer algo que foi e ainda é sua deficiência, “não ouvir”, a resposta vem sozinha, apena a ouça e terá a sua. De uma mãe apreensiva que pede pelo seu filho que está em um lugar frio, para que Deus o abençoe. Neste momento abro os olhos e meu amigo síndico, põe a mão em meu ombro e me diz:
-A missa acabou, posso fazer uma oração?
-Sim, claro!
Mas mal sabe ele a oração que eu acabara de fazer. Fique com Deus, pois se ele não existe? Talvez quem na verdade não exista é você!

5 comentários:

Anônimo disse...

Paulinho, eu particularmente eu o admiro muito pela sua personalidade,
profissionalmente eu não te vejo como um chefe, mas sim como um líder, pelo fato de você conseguir fazer com que aqueles que estão ao seu redor tentam seguir seus passos. Relacionado à parte de sua postagem da missa, em que fala do síndico posso te passar um ponto de vista próprio.
Não importa qual seja a sua, ou a minha religião, mas importa sim que devemos sempre acreditar que Deus estará sempre disposto a suprir as necessidades daqueles que acredita em sua existência, e na sua misericórdia por nós.
Hoje eu tenho como o mais importante projeto de vida profissional e pessoal, para o próximo ano, uma viagem de intercâmbio em um país de língua inglesa, secundariamente graças a você, que é uma pessoa no qual eu tenho uma grande segurança, e o vejo como uma base.
As mesmas dificuldades que hoje passa esse seu amigo em você citou,
passarei também, mas o melhor é que creio que Deus estará sempre comigo assim como está com você. As dificuldades serão somente aprendizagens para a minha vida.
Um grande abraço, e que você engrandeça cada vez mais como pessoa e como profissional.
Ass.: Campos

Paulo Eduardo disse...

Rodrigo, fico muito feliz por saber que eu fui um dos instrumentos utilizados por Deus para te direcionar. Tenho grande sorte de ter um amigo como vc!

Tava quase cochilando... disse...

Não sinto obrigado a concordar com o Campos, é uma evidencia inevitavel, vc É uma referencia para qualquer um que almeja evoluir. Confesso q não escrevo muito por aqui, pra falar a verdade andei até evitando ler suas postagens Paulo, sua angustia as vezes me angustiava tb, mas a melhor forma q encontrei de ficar perto de vc e passar algum apoio(mesmo q insignificante) é enfrentar o texto e te dizer de alguma forma: "Ei amigo, to aqui mas to torcendo".
Pensei em te desejar boa sorte, mas acho q vc não precisa, isso é coisa pra quem é fraco, te desejo desafios e muitos momentos de alegria.

Um forte abraço
Marcos André (seu eterno funcionario!!)

Paulo Eduardo disse...

poxa, marcao, muito obrigado pelo apoio. e por outro lado eh muito bom, saber que tenho um leitor de seu gabarito literario. Um abracao do seu eterno amigo?

Anônimo disse...

Noossa paulinho...q lindo este texto ,até me emocionei!!!
Parabéns!!!