domingo, 16 de março de 2008

Saint Patrick's day

Dia 17 de março é o feriado mais irlandês, do ano, Saint Patrick ou São Patrício é um dos santos mais amados do mundo, principalmente em países de idioma inglês. São Patrício nasceu em 385, na costa oeste da Ilha da Grã-Bretanha, em uma cidade chamada Banwen. Foi vendido como escravo para a Irlanda com 16 anos e desde então, estudou, se ordenou e converteu milhares de pessoas irlandesas que nesta época, cultuavam deuses célticos, para o catolicismo. Tanto que a Irlanda há um tempo atrás, era a nação mais fervorosa quando o assunto era religião. Desta forma fica fácil entender o porquê do culto a Saint Patrick. Este ainda possui diversos mitos sobre suas arte-manhas, a ele é atribuído a expulsão de todas as cobras e serpentes da Ilha, mas se bem que pelo que eu pesquisei, não havia vestígios de serpentes, muito antes da vinda do pastor.
Curioso, se você trabalha na Tesouro há mais de 5 anos provavelmente se recordará do antigo logotipo da Tesouro. Pois bem,trata-se de um arco íris. Explicando o logo, a idéia criada era que no final do arco-íris existe um pote de tesouro. Esta famosa parábola, é a mais famosa das lendas irlandesas, então mesmo sem saber a Tesouro já tinha um quêzinho de Irlanda. Só depois que o arco-íris virou símbolo homossexual, e foi complicado de convencer a mudança. Eu que o diga.
O patriotismo demonstrado pelo povo é gigantesco, o sotaque irlandês ao falar Ireland (nome do país em inglês) fala-se Airland, no inglês americano já com a pronúncia local fica Ourland (em inglês, nossa terra) A Guinnes (uma cerveja amarga para um cace... com certo gosto de café gelado, mas que passado um tempo aqui na Irlanda você se acostuma) é a marca mais tradicional, e explora muito o aspecto do patriotismo local em seu slogan: Born of Our land! Nascido em nossa terra!
Cabeças verdes, chapéus enormes de duende, barbas laranjas, e tudo mais, algo similar a nosso carnaval (estou querendo dizer no sentido da festa, até porque a mulherada, não se atreveriam usar fio dental neste frio da po..). E quem fatura com o Saint Patrick’s day, sem dúvida são os Pubs, que por sinal outro traço típico: o povo que bebe! Uma outra coisa que me chamou muito a atenção são os irlandeses que migraram para os Estados Unidos, na época das doenças e guerras civis, principalmente para as cidades de New York e Seattle, os netos e filhos dos imigrantes visitam a cidade nesta ocasião, mas o povo local não curte muito esta invasão, pois são nascidos em outro país e ainda assim se intitulam irlandeses, e principalmente: Não tem o sotaque para falar o Our land.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Paulo, eu queria te dizer que vc me ajudou muito a escolher uma cidade pra estudar. só não sei se é um bom, momento mas boa sorte!!!

Anônimo disse...

Oi filho,
Interessante ler estas histórias, a gente consegue entender melhor a cultura deste povo. Vi a reportagem na tv falando das festividades sobre São Patrício e pensei: o Paulo está lá participando desta festa.
Aproveite bem todos os momentos.
Saudades, ah... a gente mata quando
você voltar.
Beijos (Te amo).

Anônimo disse...

Paulo tudo bom? quando que vc vai colocar fotos? vc nao gosta de fotos nao? Só pra te dizer, ler seu blog se tornou parte de minha rotina diária, espero que vc escreva mais.

Anônimo disse...

Aos anonimos, muito obrigado, pelo apoio e por causa disto que ainda continuo retratando minhas aventuras e minhas observações aqui. Fotos, eu odeio fotos, como todo feio, nao me acho fotogenico, mas comecarei a tirar fotos de paisagens e colocar no blog ok!
E me apreciaria muito se vcs colocassem o nome quando fazer um comentario.