segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Em voz baixa

Talvez o texto que mais tenha me emocionado desde que comecei a escrever no blog, foi “A missa”, neste retrato o habito dominical em um país marcado pelas diversidades religiosas entre católicos e protestantes, claro relacionando com minha vida.
Como me mudei para Dublin 8, em um bairro muito próximo de Rathmines, freqüento outra igreja, e a missa não tem a mesma força que possuía a do centro de Dublin, portanto, muitas vezes quando a Clara vai dormir e eu continuo acordado, pois não sinto o menor sono as 10h da noite, pego a Bíblia e faço uma leitura. Lucas, Marcos, Mateus e João, realmente mexem comigo, porém o texto que mais leio diz o seguinte:
Paulinho,
Esta Bíblia é para seus momentos com Deus e lembre-se “Ele” sempre está onde você estiver, e eu também estarei contigo em pensamento e em minhas orações. Te amo filho, lute e seja feliz.
De sua amiga, mãe e tudo mais que você tem dentro de seu coração. Regina 24.01.08
Ao terminar este pequeno texto já me sinto preparado para começar a leitura, não leio de forma desordenada, e também não leio como se fosse “A Palavra” leio como um livro que sinto prazer em ler gosto de comparar os textos dos evangelistas por exemplo. A assim em pensamento me sinto mais próximo de Deus. Porém este final de semana tirei a preguiça da minha casa e fui até o centro para assistir a missa, e esta, como é especial.
Ao entrar já senti o cheiro de incenso e as velas dando um tom de romantismo à entrada principal, uma moça muito simpática lhe oferece o folheto da missa, com um sorriso bem largo e dizendo:
- Seja muito bem vindo à casa de Deus. (em inglês, claro)
Após encontrar um lugar, reparei que o quarteto da liturgia estava lá, e se da primeira vez que fui a missa não compreendia o que eles cantavam, agora posso me sentir orgulhoso.
A língua deixou de ser um bicho de sete cabeças pra mim, agora na verdade ela só tem três cabeças: Passado, presente e futuro, mas já me sinto confiante em um diálogo ou até mesmo em um debate.
Encontrei meu amigo Síndico na missa e reparei o tanto de brasileiros que estavam lá, de certa forma me senti mais aliviado. Entender palavras como “joio” em inglês, é muito difícil, portanto, muitas vezes tento relacionar o evangelho em inglês e puxar na minha memória, qual é esta passagem, até porque assim como em nosso idioma, a Bíblia em inglês, possui uma linguagem muito antiga.
A missa começou fechei meus olhos e a cada minuto que ficava ali sentia que estava recuperando minha energia, eu já estava perdendo minha identidade, não poderia me curvar diante dos problemas, tenho sim que aprender a enxergar as coisas por outro ângulo, estava me corroendo, nunca havia ficado em casa em quanto os outros vão trabalhar e eu juro, isto não é minha vontade. Ainda em oração vejo minha namorada se emocionando com suas orações e meu amigo orando após a comunhão. E tudo que pensei foi: Que este pedaço de pão seja capaz de alimentar toda a nossa alma.
O tempo que fiquei aqui foi muito bom para eu aprender a me avaliar, pois nós projetamos a pessoa que nós queremos ser, mas há uma diferença da pessoa que nós nos mostramos, se queremos passar segurança, podemos ser interpretados como enrolador, se queremos passar firmeza, podemos ser interpretados como rude e se queremos passar convicção podemos acabar passando arrogância.
Portanto o tempo que estou ficando aqui, está me servindo para aprender mais do que inglês, eu estou aprendendo a me encontrar, a saber, quem sou e como conseguir me levantar após um tombo de auto-estima. Neste caso, gostaria de compartilhar, a minha carta favorita de São Paulo apóstolo e adaptada por Renato Russo.

Ainda que eu falasse a língua dos homens,
Ainda que eu falasse a língua dos anjos,
Sem o amor, eu nada seria.

E eu não sou um nada, porque amo muito.
Fiquem com Deus

7 comentários:

Unknown disse...

So good......

Unknown disse...

nossa amor, que lindo, mais uma vez me emociono com os seus textos, e me sinto orgulhosa de vc ter me escolhido como companheira, Me emociono nas minhas orações pq eu agredeço todas as benções que tenho recebido, e uma delas foi vc ao meu lado, agradeço por vc ESTAR e COMPARTILHAR comigo essa fase tão especial das nossas vidas.

OBRIGADA!!!
Com amor, Clara

Unknown disse...

Amém!

Anônimo disse...

Chorei...,
Só me resta continuar agradecendo a Deus, o fato de ter o previlégio de ser sua mãe.

"A vida é o olhar da criança, é a fé na esperança, a saudade de alguém. Vida é um céu colorido, é o pão repartido, é a força do bem."

Este verso do Pe. Gildásio sintetiza mto bem a nossa relaçâo.

Que Deus continue te iluminando.

Regina disse...

Chorei...,
Só me resta continuar agradecendo a Deus, o fato de ter o previlégio de ser sua mãe.

"A vida é o olhar da criança, é a fé na esperança, a saudade de alguém. Vida é um céu colorido, é o pão repartido, é a força do bem."

Este verso do Pe. Gildásio sintetiza mto bem a nossa relaçâo.

Que Deus continue te iluminando.

Anônimo disse...

Paulinho, vc tem razão, este pedaço de "pão" revitaliza a alma, prepara a semana vindoura, agora percebo mais claramente isto, continue sempre com esta fé, que ela se torne inabalável.

BJS, Mané..........

Paulo Eduardo disse...

Pessoal, muito obrigado pela participação. Realmente eu consegui uma intimidade muito legal com Deus, espero não estar fazendo textos pragmáticos, mas encontro aqui no blog um espaço para desabafo e apoio espiritual. Vcs tem me motivado muito, não apenas me fazendo continuar a escrever no blog, mas tb no meu dia a dia. Muito obrigado aos amigos que postaram algum comentário e também a os que leram e por algum motivo não quis comentar, mas mesmoa assim continua participando.