terça-feira, 12 de agosto de 2008

O princípio do fim

Recebi na tarde de quinta-feira um e-mail que me animou, me deu esperança em arrumar um emprego, em verdade só tenho mais dois meses aqui, e sei que não serei um bom negócio para a empresa, pois quando eles terminarem de me treinar para o novo ofício eu já terei que partir. O e-mail era claro e pedia minha presença na segunda feira no Shopping Stephens Green para uma entrevista.
Apressei-me, passei minha camisa de botão e fui até o shopping “Just on time” de começar. Ao entrar na praça de alimentação pedi informação a um garçom e este me conduziu até o andar superior, onde deveria procurar uma moça chamada Sharon, ao me apresentar esta me deu um formulário e pediu para que me sentasse e preenchesse, reparei que todas as pessoas no andar que eu estava, tinha um papel similar ao meu, e todos esperando uma oportunidade de conversar com o entrevistador.
Cem pessoas, este foi mais o menos o número que vi na fila de empregos, fiquei cerca de 90 minutos esperando para uma conversa de não mais que 8 minutos, comecei quebrando o clima de uma entrevista padrão e creio que me saí bem, e pela primeira vez me vi do lado de lá da mesa, é uma ótima experiência com certeza. O entrevistador leu meu currículo de cabo a rabo e este me perguntou:
-Por que você quer trabalhar em uma empresa de alimento se você possui um know-how muito bom na área gráfica?
-Sou jovem, e creio que se devo mudar, tem que ser agora, portanto escolhi fazer um teste.
Após outras perguntas encerramos a entrevista e me dirigi para a Grafton Street, uma rua muito movimentada aqui, e nela reparei uma humilde loja de gravatas precisando de atendente, pensei: Eu posso ser um vendedor de gravata, afinal de contas, creio que vender cópias seja mais difícil.
Entrei na loja e o atendente estava ocupado, ao esperar o atendimento reparei uma outra pessoa entrando na loja e esta ficou vendo o preço de tudo. Cheguei ao lado dela e perguntei: -Posso ajudar¿
-Só estou dando uma olhadinha.
-Qualquer coisa estou ao lado.
Poucos minutos depois a moça foi embora e o atendente se desocupou, de fato ele nem viu o que eu havia feito, apenas viu que eu havia falado com a moça. Ele pegou meu currículo e me perguntou sobre a disponibilidade de horário, e sinceramente sinto mais firmeza nesta empresa do que na outra que me pareceu gigantesca e que eu jamais iria conhecer o dono. Meu objetivo é aprender, e prefiro trabalhar em uma empresa pequena e ter contato com os gerentes e proprietários, do que trabalhar em uma empresa grande que meus superiores ficassem evitando meu crescimento.
Eu enviei meu currículo a todas as gráficas de Dublin e nenhuma me respondeu, então fui pessoalmente em cada uma levar meu currículo e me apresentar, e mesmo assim, não obtive sucesso, ainda, claro.
Esta foi apenas minha primeira tentativa, e enquanto tenho meu tempo livre aproveito para fazer os estudos da Tesouro e os meus planos de viagem. O itinerário nós já temos e estou pensando o quão emocionante será escrever de 4 em 4 dias sobre países totalmente diferentes, dificuldades que certamente surgirão e culturas e hábitos, que pelas minhas palavras me esforçarei ao máximo para levar vocês comigo nesta viagem.
Edimburgo, Escócia (terra do Coração Valente, uma cidade que possui um castelo medieval bem no centro)
Londres, Inglaterra (terra rica em história, onde a monarquia prevalece)
Paris, França (terra dos vinhos, do charme, a cidade mais visitada do mundo)
Roma, Itália (terra do Papa, eu o visitarei no dia do meu aniversário)
Veneza, Itália (temos que visitá-la enquanto ela inda não sumiu)
Berlin, Alemanha (terra do muro, de boa cerveja e povo hospitaleiro)
Amsterdã, Holanda (onde a maconha é legalizada em bares próprios)
Zurich, Suíça (a extensão da minha casa)
Começa dia 04 de outubro, caso tenha algum lugar que possam me recomendar dentro destas cidades, por favor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

Uns amigos me disseram que em volta do Lago Ness tem um castelo que é albergue... Já pensou em pagar baratinho pra passar a noite em um castelo??? Uhu! rs

Tenho um livro em casa "1000 lugares para se conhecer antes de morrer". Vou dar uma olhada e com certeza vou sugerir lugares!!!

Fernanda

Paulo Eduardo disse...

ótimo fernanda, muito obrigado, sobre o castelo ao lado do ness eu nao sabia, em verdade farei um city tour por lá, mas dormirei em edimburgo mesmo.

Unknown disse...

Concordo com você sobre as oportunidades em empresas menores. Quando queremos aprender coisas novas, uma pequena empresa sempre é melhor do que uma grande, pois na empresa pequena temos acesso a todos os departamentos.

Achei legal a atitude que você teve na loja, certa vez tive uma oportunidade numa empresa com uma atitude parecida com a sua (atitude de se mostrar disposto ao trabalho). Na hora achei que ninguem tinha notado, mas a oportunidade que veio depois mudou minha vida profissional.

Por enquanto não tenho nenhum lugar para sugerir para vcs, só tenho um pedido a Clara: Tire muitas fotos para que possamos viajar pelos lugares com vcs!

Bjs - Que a força esteja com vcs!

Anônimo disse...

E aí, Paulo? Alguma resposta de emprego?

Fernanda

Anônimo disse...

E aí, Paulinho.....blz ???
Sem idéias para escrever... (desde 12/08).. Está tudo bem com vcs ??

Abração, Mané.............

Paulo Eduardo disse...

Oi fernanda, nao obtive sucesso em minha busca por emprego, e em verdade parei de procurar, pq jah vou voltar, e como aqui vc só recebe no segundo mes de trabalho é capaz que eu nem receba.

Oi tio mane tudo bom, entao na verdade idéias pra escrever eu tinha, o problema é que estava sem internet (sabe como é pobre né)
como ultrapassei o limite, eles me cortaram.