terça-feira, 13 de maio de 2008

Something like this

O dia a dia na Irlanda não é diferente que a experiência no Brasil, creio que vir sem ter trabalhado antes, pode ser um problema sério, uma vez que você não possui uma experiência anterior, e mais importante que isto, não sabe como o trabalho funciona. Como disse a algumas linhas atrás, eu já cheguei à terra cinza, que cada vez se torna mais verde com emprego, trabalho na Prontaprint, uma empresa muito, parecida com a Tesouro, pra começar possui a mesma identidade visual, sou responsável pelo acabamento dos materiais impressos. Um fato que me chamou muito a atenção, é a gestão de qualidade, caso você tenha que comprar um serviço ou produto, você sabe que terá um material de qualidade, independente do preço, outro fator foi a intensidade e responsabilidade do trabalho. Na loja em que trabalho, não possui cartão de ponto e o gerente apenas te pergunta: - Quantas horas você trabalhou esta semana? E você responde sem problemas. Deus que me perdoe, mas creio que se eu adotar esta política nas lojas da Tesouro, iremos a falência já no segundo mês. Aqui quando você paga ou recebe, quer dizer que está trabalhando e não “valorizando” ou “embasando” como é praxe em nosso país. Isto passa a ser um problema cultural, e você já nem percebe que faz isto. Portanto, não se sinta mal, mas vale a pena o puxão de orelha.
Estou me adaptando muito bem ao país, possuo minha casinha, faço um trabalho relativamente técnico e agora começo a entender muito bem a língua inglesa e cada vez menos ouço a frase: -Do you know what I mean? (Você está me entendendo?) E começo a reparar que o inglês que aprendo na escola diariamente é mais por uma gramática formal, e no dia a dia, tendo uma rotina, não é bem assim que a coisa funciona. Uma outra expressão muito usada é quando alguém te conta algo mas não tem certeza se é assim mesmo que acontece. Neste caso cabe a frase Something like this (Alguma coisa assim).
As diversas razões, motivos ou oportunidades que trazem os brasileiros para a Europa são infinitas, muitos vem para se divertir, afinal os pais conseguem pagar em uma boa, para se prostituir ou arrumar um casamento com algum irish e outros para aprender o idioma, e acredite, em apenas três meses aqui já sinto uma enorme diferença, da angústia e vontade de chorar sempre a simplesmente ficar super feliz por apenas conseguir entender sobre o que se trata o jornal, sem precisar ver a fotos. Graças a este sentimento me mantenho forte em minha meta aqui. Aprender tudo, não só inglês, me observo ao máximo para compreender cada coisa que ele fazem, que por sinal “eles” os irishs ou irlandeses se preferir é que deveriam ter o rótulo concedido pelos brasileiros aos portugueses, pois existem coisas aqui que simplesmente não me entram na cabeça, e já perguntei para um monte de gente. Por exemplo: Todas as casas na Irlanda possuem um aquecedor central, e está água devidamente aquecida é entregue em todas as torneiras da casa, mas nas pias existem duas torneiras, uma muito quente onde você queima sua mão e outra muito fria onde a mesma congela (não passou pela cabeça deles colocar instalar as duas em apenas uma saída de água de forma que você possa escolher melhor sua temperatura? Tem até uma música: Aqui ta quente, aqui ta frio, muito quente, muito frio e da-lhe Asa de Águia). Ainda no banheiro temos a segunda, perdão disse no banheiro? Quis me referir ao corredor, pois o interruptor que liga ou desliga a luz nos banheiros fica do lado de fora (Uma pessoa que faz isto só deve estar querendo ser sacaneado, não tem outra explicação, ou vai ver é legal fazer as obras no escuro). Última mas não menos importante é a quantidade de tomadas espalhadas vivo em um quarto e sala, sei que é pequena, mas a mesma é composta de apenas 5 tomadas e nenhuma delas é no móvel preferido das mulheres, o banheiro, desta forma ao usar um secador de cabelo ou um barbeador elétrico você deve se dirigir a pia da cozinha, ou ao quarto. Me espanta muito eles não terem instalado o chuveiro na sala, pra falar a verdade, pois as coisas são bem complicadas de se entender é verdade.
Então espero que você tenha conseguido entender as informações curiosas sobre o povo e seu “design de interiores” mas caso não tenha chegado a plenitude, temos sempre a frase “Something like this”.
Good night Regina!
Good night John Boy!
Good night Cláudia!
Good night John Boy!
Good night Márcio!
Good night John Boy!
Good night Leco!
Good night John Boy!
Good night Monique!
Good night John Boy!
Good night MaryAne!
Good night John Boy!
Good night all my friends!
And good night John Boy!

9 comentários:

Anônimo disse...

OLá Paulinho realmente é muito diferente, interessante e complicado de entender, mas vou fazer uma colocação, gosto muito de de Matketing de Serviço é um setor onde quero e vou me especializar no Marketing.
Seria muito bom se todos os colaboradores de uma empresa,
independente da sua posição no mercado, soubesse a grande importância de um bom serviço para a vender de um produto de qualidade.
As vezes eu me acho meio bizzaro, ou seja, estranho. Enfim, mas ao mesmo tempo vejo que é importânte, tenho uma grande facilidade de produzir boas idéias, sou um cara muito fantasmagórico, mas as vezes me falta coragem e oportunidades de de colocar essas idéias em prática.
Gostei muito dessa postagem...
Um forte abraço e tudo de bom não só pra vc, mas para a Clara também...
Beijos...

Anônimo disse...

Olá Paulinho esqueci de dizer que este comentário foi eu que postei.
(14 de Maio de 2008 18:06)

Rodrigo Campos

Abraços...

Paulo Eduardo disse...

Rodrigo isto eh a mais pura verdade. Como consientizar uma pessoa que sofreu a vida toda de discriminacao e etc. a fazer um bom trabalho? Isto eh muito dificil. Desta forma temos que tentar deixar a equipe o mais proxima da gente sempre. Eu como vc sabe odeio a distancia ou barreira entre colaborador e proprietario, principalmente no brasil que estamos todos contra o governo e suas taxas absurdas. Nao eh mesmo?

Um abracao pra vc tb.

Unknown disse...

Lendo os seus post eu vou aprendendo mais e mais... Aqui no Brasil se você adotar uma idéia dessas mesmo você fecha a loja... Lendo o que o Rodrigo Campos escreveu reparei que não é só ele que tem essa falta de coragem. Bem Paulo quando você voltar quero escutar tudo o que você vai ter para contar... e assim aprender mais e mais. Um grande abraço para ti e um beijo para Clara. Se cuidem.

Paulo disse...

Paulinho adorei a história...po quem diria q eu um dia iria falar q estou com saudde do meu patrão...
ao mesmo tempo que torço para vc ficar ai e aprender ao maximo dessa cultura do ingles..tambem torço para vc voltar logo...estou sempre acompanhando o blog e pode apostar vai dar um belo livro...
Contar uma historia q assisti em uma palestra....
acredito q ja tenha ouvido mas para quem naum ouviu ainda la vai....


O funcionario Termometro e o funcionario termostato...

O termometro indica a temperatura certo!!
o funcionario termometro indica o problema...

o termostato indica a temperatura e contrala ela de acordo com o programado...

o funcionario termostato indica o problema e o controla assim resolvendo ou amenizando a situação


abração paulo/clara

Anônimo disse...

Ola Pooolinho, confesso que hà muito tempo não passo por aqui...
Mas fiquei muito feliz com seu comentário.
É muito satisfatório saber que a sinceridade com que entreguei minhas palavras, foi entendida de maneira calorosa. Aquele dia foi muito importante pra mim ...
Ai, saudades de vc sabia ?
Pol ... tantas palavras que um dia senti vontade de gritar, hoje são apenas pedaços de papel amarelado, guardados num caderno de capa azul.
Parabéns pelo blog, parabéns pela coragem de enfrentar um lugar desconhecido e parabéns pela força de vontade de dividir as frases felizes e tristes numa página pela internet...
Aquele que te guia, sempre estara a te iluminar ... pois este mesmo, somos nós: Pais, mães , filhos irmãos , amigos ... Caminhando embaixo do mesmo céu ... daqui ou daí ... guiados pela mesma força ...
Um grande beijo no coração de uma pessoa que te gosta muito !!!
Mol...
Obs. Manda um bjão pra Clara ...

Paulo Eduardo disse...

Oi sobre a palestra, eu nao me lembro deste comentario não. Mas achei muito legal, creio que foi uma otima analogia.

E Mol, estou feliz que vc voltou a frequentar a página empoeirada do passo irlandes. Muito obrigado pelo apoio que me deu.

Unknown disse...

oi edú, eu costumo fzr as obras no escuro, se lembra qdo vcs me zuavam aqui q eu estava trabalhando a noite?? pois eh... eu sou um obreiro do escuro...

Paulo Eduardo disse...

Caramba victor como eu deixei este detalhe passar desapercebido? Realmente vc faz as obras no escuro. Mas pq vc se sente mais confortavel, ou nao gosta de ler ao fazer algo.