segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mudança Climática

É impressionante como o clima do ambiente pode influenciar no humor de seus habitantes. Aqui na Irlanda o tempo é sempre feio, temos cerca de 360 dias de chuva e os outros dias sol, intercalados durante as estações. O anoitecer na Irlanda, no verão, acontece por volta das 22h, horário que confunde muito minha cabeça, pois como viemos do Brasil e eventualmente, este horário chego em casa, temos a sensação de ser realmente 18h, curiosamente é o horário no Brasil, porque o fuso horário é 4h à mais.
Fomos para um churrasco no sábado, em verdade muito diferente do que nós estávamos acostumados, porém muito divertido. Aqui não se encontra sal grosso, o corte das carnes é diferente, não mudando apenas o nome, mas também o jeito de prepará-la. Sirilon, é muito parecido com o nosso popular contra-filé, o Sirilony, é um pedaço da picanha com a maminha, e o fast fry, é a alcatra. Agora imagine quanto nós não tivemos que errar para aprender isto, mas pra que ficar falando nisto, se não temos dinheiro nem para comprar um Acém ou Patinho¿ Pois bem, juntamos um dinheirinho e compramos carne, lingüiça, cerveja e vamos lá.
Uma noite de sábado típica dos eventos no alto de Mairiporã, onde a chuva também aparece com freqüência, por um instante, apenas um instante, me senti em casa.
Por falar em casa, minha irmã se mudou, e reparei que, quem mais está sofrendo com a mudança é a Tia Lourdes, porque levaram a menininha que estava colorindo nossas vidas, mas em especial a dela.
Um dia meu Tio Kleber me falou a seguinte frase: - Nossa vida é fechada em ciclos de cinco anos, de cinco em cinco anos tudo muda! Este foi à última vez que fui na casa dele, era natal e estávamos no Guarujá à exatamente cinco anos, e como nossas vidas mudaram.
Eu nunca nem em meus momentos de devaneios me imaginei morando no Rio, não imaginei minha mãe separada de meu pai, não imaginei que minha irmã estivesse casada, não imaginei que a casa que projetamos e lutamos nossa vida inteira ficaria largada e nunca me imaginei na Irlanda ou morando fora do país.
Agora quer saber o pior de tudo? É que tem gente que ainda fala que sou criativo. Isto é, imagino coisas!
Pense um pouquinho! Aonde e como você estava à cinco anos atrás?

3 comentários:

Anônimo disse...

É bem verdade, há cinco anos atrás, julho de 2003, eu estva no estado do Espírito Santo, sendo babá de duas crianças, e iniciando um pré vestibular voltado para direito. Hoje moro no estado do Rio de Janeiro, trabalho no setor financeiro de um gráfica, estou cursando o 4º período de faculdade de administração, conquistei uma casa e sou casada. É realmente nossa vida é fechada em ciclos de cinco anos. Um enorme beijo, e vc sempre me surpreendendo. Um beijão p/ Clarita.

Paulo Eduardo disse...

Oi su! eh verdade cada um de nos possui uma historia completamente diferente, mas de uma forma ou de outra as historias acabam se encontrando, pois sou "migrante" assim como vc, em sua nova morada.
E a cada dia eh uma chance de recomecar tudo de novo e em cinco anos vc verah o resultado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.