quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Último Passo


Eu e a Clara não conseguimos pegar o mesmo vôo, ela foi doze horas depois de mim, fazendo escala por Frankfurt e eu fazendo escala em Amsterdam. Meu vôo foi super tranqüilo, e senti a diferença em poder me comunicar em inglês, pois fiquei nove horas conversando com um gringo sentado a meu lado.
Duas filas estavam formadas para o controle imigratório, e para minha surpresa a fila para brasileiros era muito menor, não tem como esconder, pela primeira vez senti um sorriso de vingança moldando meus lábios. Estava distraído quando ouço: - Próximo! Nossa fazia tempo que eu não ouvia português e este foi meu primeiro contato com o idioma, logo após suspirei e pensei: - Estou em casa.
O governo brasileiro nos manda uma ficha a ser preenchida ainda dentro do avião dizendo que você não possui nada a declarar, o máximo de mercadoria autorizado a entrar no Brasil é no valor de quinhentos dólares, ou seja, nada.
Passando pelo controle alfandegário, me dirigi a uma porta de vidro que de repente se abre e ouço um grito de comemoração, reconheço as vozes e vejo um punhado de pessoas familiares que minha lembrança ainda se recordava, fiquei anestesiado, sem reação, mas foi muito legal.
O carro era outro, algumas pessoas foram pegas por determinadas rugas nos cantos dos olhos, uns mais magros, outros mais gordos, e reparei que não foi só eu que havia mudado, o mundo ainda continuava girando do lado de cá do planeta.
Fui para casa, e ao entrar chorei muito, pois só quando pisei em casa é que me dei conta que havia voltado, o sonho acabou, agora eu tenho que ser forte. Comi pizza paulistana, dormi cerca de seis horas e me dirigi ao aeroporto para buscar a Clara, eu, minha mãe e o Marcelo fomos dar as primeiras boas vindas.
No sábado um churrasco já estava organizado para nossa recepção e este foi muito especial, costela de boi, picanha, contra-filé, frango, alcatra e claro muita cerveja. Uma roda de pagode “Simplisamba” dava um toque de Brasil a nossa festinha, farofa, arroz, feijão, capricho e muito amor, também fazia parte do cardápio. ( veja vídeo no youtube)
Assisti a vitória do São Paulo na casa do meu amigo Cleber como nos tempos de antes, e depois tratei de colocar material no carro e ir para o Rio de Janeiro.
Pouca coisa mudou por aqui, chegamos por volta das 3 da manhã domingo e o som do funk no morro do Turano ainda estava bem alto, ecoando como uma bomba, uma bomba de mal gosto e desrespeito, uma vez que as letras, bom você sabe. Passado alguns minutos o tiroteio começou e pronto, senti muita falta da Irlanda, onde o perigo é apenas tomar alguns bofetões de adolescentes vagabundos, mas que em qualquer favela do Rio não passa de uma moça indefesa.
A loja do Rio está muito bem, minha mãe muito feliz com seu namorado, meu pai aparentemente se estabilizou com a nova família dele, mas não esqueceu de nós, minha irmã indo bem de vida de casada com o Leco, minha sobrinha super linda e engraçada, ela não tem mais cara de neném, já possui cara de criança, meu irmão na faculdade e eu vendo o que perdi e o que ganhei com esta saída. Um passo muito importante da minha vida, cresci muito nestes últimos dez meses, vi paisagens fantásticas, aprendi um idioma, aprendi a me virar e aprendi a gostar de mim, de forma natural, nestas 77 postagens, que me esforcei para escrever e a transmitir para todos minhas dificuldades, sentimentos e etc. me serve de marca página, pois se algum dia eu estiver confuso com o próximo passo de minha vida, me lembrarei sempre do passo irlandês, me lembrarei sempre de vocês, me lembrarei de cada semana que passei do outro lado do Atlântico, me lembrarei de mim.
E este sim é um ponto final, pois toda história tem um começo, um meio e chegamos agora a um fim.
E esta foi minha declaração para o passoirlandes.blogspot, agora deixe a sua.
Vejo vocês em minha próxima aventura, até lá guardarei meu casaco.
Obrigado pela companhia
Tchau

13 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, sou o Fabio (O Síndico)e esta é a primeira vez que faço aqui o meu comentário. Uma grande abraço a todos.

----------------

Olah... Estou aqui caminhando pela Rua, mas não estou só... Deus esta comigo. E por uns meses atrás Deus me deu um de seus preciosos presentes que foi ter a companhia de vocês. Olha, é difícil!... Será mais difícil ainda sem ter a presença de vocês, mas me sinto uma pessoa especial. Uma pessoa especial só por Deus ter me dado o carinho e a atenção de vocês. Obrigado por tudo! Eu sobreviverei e vencerei. AMO VOCES!!
Bjos para Clara e meu irmão Paulo.
(18:57, 19-11-2008: add\Paulo Casa\Select\Clara\Select\Send)

Estava calado quieto na despedida. Não tinha como eu falar. Não tinha como eu agradecer. Não saia voz e não descia lágrimas. Mas acredito que é porque eu seria injusto com Deus se não estivesse feliz por eles.

No caminho de volta para casa passou na minha mente inesquecíveis momentos dos meus primeiros três meses em Dublin. Momentos de dor, pois foi muito difícil para mim. Tive muitos problemas que se não fosse a luz e a bondade do Paulo eu jamais sobreviveria em Dublin. Dificuldades que levarei na minha memória para toda a minha vida. Dificuldades, que delas, tirei lições. Mas no caminho também passaram momentos mágicos. Rsss... Momentos de pura alegria ao lado do Paulo, Clara e Cia. que alimentavam a minha alma, renovava meu espírito e me traziam forças para agüentar e sobreviver ao próximo dia.

Vim buscar em Dublin a experiência de uma nova língua. Pude ver que aprender a língua inglesa é apenas uma conseqüência e que de fato a experiência de vida é o que mais vale a pena. Hoje não tenho mais medo de nada! Descobri quais são minhas forças e o valor de se ter Atitude. Tenho a consciência que já posso ter uma família, pois enfrentaria gigantes para protegê-los. E pude ver o quanto Amo a minha Mãe meus Irmãos e o quão importantes eles são para mim.

... Mas na verdade voltarei com a melhor das certezas: A certeza de que nunca estarei só. A certeza de que Deus estará sempre comigo. A prova disso é de ter encontrado mais um irmão. Irmão este que me acolheu, me ajudou e fez com que eu acordasse e abrisse os olhos para enxergar um futuro brilhante pela frente. Irmão que foi usado por Deus.

Obrigado Paulo.... OBRIGADO POR
TUDO!!!

Um grande abraço do seu irmão

Fabio Vilela

Anônimo disse...

Caramba... Difícil não me emocionar.

Bom, Paulo. Meu marido e eu estamos começando a fazer as malas para seguir o seu "passo irlandês". Devemos desembarcar em Dublin lá pelo finalzinho de Março, comecinho de Abril de 2009. Posso dizer que esses seus posts me encorajaram, me deram muito medo e já me deram uma amostra da saudade que vou sentir de tudo e todos aqui enquanto estiver lá e de tudo de lá qdo voltar pra cá! Sei que não vai ser fácil, mas também tenho certeza que se você pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo. Então isso me encoraja e dá força pra continuar nesse sonho.

Espero poder ter a chance que vc teve de conhecer lugares, pessoas e ter experiências incríveis!

Mais uma vez, duro não me emocionar... E o mais incrível é que a gente nem se conhece pessoalmente, né? Mas sua história é a de muitos brasileiros e eu sou uma delas.

Obrigada pelo blog. Bem vindo de volta!

Fernanda

Paulo Eduardo disse...

Cada vez que entro no Passo irlandes fica mais difícil, pois ainda me lembro eu encostado na cadeira pensando sobre o tema do proximo post. Sei que não sou bom em portugues, em geral tenho problemas com concordancias e virgulas, mas vejo que consegui chegar ao meu objetivo.
Muito obrigado pelo carinho fabio, seu textou foi emocionante e em verdade senti a mesma coisa, te espero aqui irmão.
Fernando muito obrigado pelas palavras, foram muito encorajadoras. Boa sorte e agora eu que quero ler seu blog.

Até mais.

Wagner,Brasil disse...

Bemvindo de volta a terrinha...adorei acompanhar seu blog..o qual me motivou a criar o meu...ainda estou no Brasil...mas de 2009 não passará...Irlanda aqui vou eu....

http://irlandacolorida.blogspot.com/

Paulo Eduardo disse...

Errata: Fernanda, muito obrigado e Wagner eu irei ler o seu com frequencia vá e seja feliz.

Anônimo disse...

estranho entrar aqui e ver que esse é o último post... poderia mudar agora para passobrasileiro... contando o que aconteceu quando você chegou aqui, quais foram as oportunidade que surgiram para você, ou a sua visão dentro da empresa, pessoal... sei la, algo do tipo... seria interessante!!!!!!!!!!
Boa sorte!

Anônimo disse...

o último comentário foi meu: Mari!

Tarsila Krüse disse...

Paulinho - o mundo gira, as coisas mudam e é bom podermos refletir sobre nós mesmos, mas acredito que o mais valioso é poder onbservar as experiências de nossas vidas e com muito orgulho dizer - sim, eu sou feliz. Parabéns por tudo que você conseguiu, pelas transforamções que fizeram de você quem você é hoje - uma pessoa fantástica! Beijos para você e para a Clarinha.

Unknown disse...

Vou colocar uma frase que você vai gostar.
"Na história, tem sempre um final. Mas na vida, todo final é um novo começo."

Anônimo disse...

Queria deixar um recadinho pra vcs e achei que nao tinha melhor lugar do que seu blog...ate pq eu tambem faco parte dele em muitas historias e tive a honra de ser uma das poucas entrevistadas pelo jeca!!hehe
Em primeiro lugar li todo o blog agora e soh tenho q dar os parabens pq esta mto bom mesmo!!Alem de tudo mto divertido de ler!!
Bom se passou natal e ano novo e alem da familia de sangue mesmo a gente esta longe de dois integrantes da mais nova familia, a do coracao!!
Por um lado fico triste de nao ter mais vcs aqui com a gente,nossos almocos,nossas conversas,posso dizer com certeza que a gente tenta mas nunca mais foi a mesma coisa!!A alegria e amizade desse casal fazem mta falta aqui!!
Mas por outro lado fico feliz de saber q vcs terminaram mais uma etapa da vida de vcs como vencedores,tivemos a oportunidade de nos conhecer e nos tornarmos grandes amigos!!
Aqui mais do que nunca estou aprendendo que temos que aproveitar as pessoas e os momentos e que nao a distancia que apague qd a gente tem um verdadeiro carinho pelas pessoas..pelo contrario soh fortalece!!
Saiba que mesmo que demore um pouquinho pra gente se ver de novo,vcs vao ter aqui uma amiga pra vida toda pq o tempo que passamos juntos nao foi tao longo mas muito intenso..e essas lebrancas vao ficar pra sempre!!
UM FELIZ ANO NOVO pra vcs e familia e que ele soh traga muitas realizacoes que vcs merecem!!
Amo muito esse casal!!
saudades,beijos

Jana disse...

Li o post anterior e logo eu mesma estarei fazendo o mesmo. Despedidas sao terriveis e hoje, em Dublin, creio ter mais amizades verdadeiras que no Brasil - o que me deixa com muito medo de voltar e comecar tudo de novo...

Boa sorte!!! E nunca se esqueca das pessoas que mais te ajudaram por aqui. O pessoal, depois que volta pro Brasil, costuma esquecer dos que ficam...

Paulo Eduardo disse...

Em verdade me sinto um pouco assim. Creio que em Dublin consegui uma amizade pura, uma não, várias. Eventualmente me pego em lembranças boas e não tão boas assim, mas que fizeram eu crescer muito.
Muito obrigado Jana, e desejo tudo de bom pra vc tb.
E eu ainda falo com meus amigos com frequencia, mas alguns nós não temos nos encontrado.