quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Mensagem de Natal

Ao brincar com minha sobrinha no chão da sala, reparei a atenção que ela dá a simples detalhes, coisas que, de fato, eu nem tinha reparado. A base da árvore, seu caule, cada enfeite, as renas e o Papai Noel em miniatura que montamos, no presépio, e, principalmente, o menininho deitado ao centro. Entrando no mundo da criança, creio que compreendi porque ela presta mais atenção do que a gente. Ela enxerga tudo de baixo pra cima, demonstrando o aprendizado e principalmente a humildade, a capacidade de enxergar cada detalhe da árvore até chegar à estrela. Nós adultos, estamos acostumados a olhar as coisas de cima para baixo, vendo primeiramente a estrela e não toda a estrutura que a torna importante.Que neste natal todos nós tenhamos olhos de criança. (Paulinho)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Como Fazer?!?

Para entrar na união européia, não precisa de visto aqui no Brasil, no caso da Irlanda o visto é concedido na entrada do país. Um maluco olha pra sua cara e vê se você pode ou não ficar na Irlanda. Vale lembrar que nossa imagem de brasileiro não é bem vinda no exterior. Afinal de contas: Quer conhecer brasileiras no exterior? Vá em um puteiro! Desta forma os homens apresentam um pouco mais de facilidade na entrada do país.
Com visto de turista você não pode trabalhar no país, a não ser que você consiga arrumar um subemprego e o proprietário aceite correr o risco. Já com o visto estudantil, só é permitido trabalhar 4 horas por dia. Porém como você já estará na empresa ficará mais fácil conseguir um acerto de horas.
Em países europeus, é muito comum a divisão de apartamentos com jovens locais ou de outras nacionalidades. Normalmente os adolescentes europeus, saem de casa aos 18 anos, para estudar, na capital ou algo do gênero, em outras palavras, criar responsa. Por isso é bom ver para dividir um apartamento, porque é muito caro se manter lá.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A escolha


Estudar fora não é caro, se você fizer conta dá mais ou menos mil e duzentos reais por mês, levando em consideração que um curso de idiomas cobre na média duzentos reais, para estudar uma hora, duas vezes por semana, isto dá, vinte e cinco reais por hora. Agora estudando no exterior este custo cai para um e sessenta e sete por hora. Dá pra apertar os cintos e segurar a barra, pra realizar este sonho.
Pois bem, liguei para diversas agências de intercâmbio, a que me deu um respaldo mais eficiente foi a mundial. Ela fica em Sampa, mas não tive problema algum pra ter todos os contatos por e-mail.
Eu pedi possibilidades, queria um país, que falasse inglês, aceitasse bem o imigrante, que pudesse estudar, trabalhar e que o custo de vida não fosse tão alto. Logo após ela me enviou três possibilidades, África do Sul, Irlanda e Austrália. África do Sul, muito violenta, moro no Rio, ouço tiro todo o dia e agora vou pra África do Sul, no way. Austrália, do outro lado do mundo e mais algumas horas, sou branquelo, não gosto de praia, porque ela também não gosta de mim e longe para um cacete né!!! Bom, mas Irlanda?!? Hum, fale mais?!? Gostei da idéia, U2, já imaginou se eu volto amigo do Bono e chamo ele pra tocar lá na chácara enquanto nós fazemos pamonha? Foi fácil a escolha, tenho dois irmãos na Europa, uma na Suíça e outro na Itália, qualquer coisa, estamos aí. E além do mais Dublin é próximo da Inglaterra, que eu posso dar um rolê. Quem sabe né!!!

Eu

Meu nome é Paulo, tenho diversos pseudo-nomes, sou paulistano (nascido na cidade, paulista é no estado), tenho 25 anos, adoro U2, fiquei dois dias na fila para ir ao show no Morumbi, sou são paulino, moro no Rio de Janeiro, para ser mais exato no bairro da Tijuca, para as pessoas que não conheçam o Rio ou possuem influência da globalização, isto é, efeito causado pelas novelas da Globo na vida das pessoas, Tijuca é um bairro similar a faixa de gaza, Berlin em 89 ou golfo pérsico. Não confundam nunca com a Barra da Tijuca.
Todo o “tijucano” adora seu bairro, e como eu sou forasteiro, não ligo a mínima por falar a verdade. Tijuca é um Up-grade do Méier, mas pelo menos tem metrô.
Trabalho no Rio a 4 anos, vim montar uma loja da rede para qual trabalho, só que eu tenho um probleminha, adoro desafio, sou muito competitivo e odeio rotina, sendo assim, juntei um dinheirinho e umas roupas e resolvi, estudar fora.